Terça, 22 Janeiro 2019 11:00

Prefeito Mirandão toma medida para atrair médicos em diferentes especialidades à Costa Marques.

A prefeitura do município de Costa Marques vem enfrentando dificuldade para cobrir o quadro de médicos à disposição da saúde pública. Os motivos são diversos, entretanto o fator preponderante que contribui com a falta de interesse dos profissionais em assumir as vagas é o salário.

Para resolver esta situação, a equipe da prefeitura municipal enviou projeto de lei à Câmara de Vereadores visando o aumento do pagamento por plantão extra destes profissionais, dando condições melhores para a contratação e o devido preenchimento de profissionais fixos e plantonistas ao hospital municipal.

Se comparado a outros municípios com a mesma capacidade populacional, Costa Marques oferece vencimentos menores, reduzindo consequentemente o interesse em assumir vagas ofertadas pelo município. Sem contar que a localização do município fica longe do eixo Central do Estado, amargando assim, dificuldade na contratação destes profissionais. Atualmente, o salário-base de um médico clínico geral com jornada de trabalho de 40 horas semanais em Costa Marques, é de mais ou menos que R$ 6.800,00 e adicional de insalubridade.

Porém, em Costa Marques, além do salário-base, o profissional clínico geral pode optar por receber R$ 2.400,00 por plantão extra de 24 horas e R$ 1.500,00 por plantão extra de 12 horas de serviço. Para outras especialidades o plantão extra de 08 horas é de R$ 2.000,00 para profissionais ginecologista, pediatra, ortopedista e neurologista.

Os valores foram alterados e fixados em lei municipal Nº 418 de 21 de dezembro de 2005 que dispõe sobre pagamento de plantões extras no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) e de outras providências. No último teste seletivo realizado pela prefeitura com finalidade de contratar médicos, foram convocados candidatos, porém poucos se apresentaram.

O prefeito Vagner Miranda da Silva (PMN), explicou esta situação em vídeo. “O que se pretende é aumentar o valor por plantão extra para que os médicos se sintam incentivados e possam trabalhar em nosso município. Neste sentido, aumentar o valor seria a única saída encontrada para contratação de mais médicos em diferentes especialidades para fazerem um atendimento com qualidade aos nossos munícipes”, disse Mirandão.